Bem-vindo(a) 19 de Dezembro 2018  
 
 
C.N.E. | História
 
C.N.E. - Agrupamento 199
 


O Corpo Nacional de Escutas,C.N.E., escutismo católico, foi fundado em Portugal no dia 27 de Maio de 1923 por D. Manuel Vieira de Matos, Arcebispo de Braga e Monsenhor Avelino Gonçalves.Foi o 1.º ALERTA à Juventude Católica Portuguesa em unidade ao PAPA e à IGREJA que conseguiu dominar os ventos tempestuosos de destruição que vinham de todos os quadrantes.As incompreensões vindas de todos os lados não só não impediram como firmaram mais ainda a Igreja e a presença de Cristo no meio JUVENIL.Actualmente o C.N.E., conta com mais de 50 mil jovens que aderiram, vivem e sentem o ideal escutista com ternura, carinho e alegria.



Idades que compreendem as secções



Os Lobitos dos 6 aos 10 anos; os Exploradores dos 10 aos 14 anos; os Pioneiros dos 14 aos 17 anos; os caminheiros dos 17 aos 24 anos. A partir dos 24 anos ou saem do escutismo ou preparam-se para chefes e são orientadores dos mais novos.O escutismo foi fundado para rapazes não para adultos, por isso, quando já homens e com cursos de preparação assumem a responsabilidade das secções.



ESCUTISMO NA COSTA



Nesta freguesia de Santa Marinha da Costa o escutismo católico, C.N.E., foi fundado no dia 1 de Setembro de 1963, com um pequeno grupo, suficiente para se projectar rapidamente, ser conhecido, ganhar simpatia e crescer na conquista de mais rapazes. Com a fundação do Escutismo, 1.ª Associação juvenil na Paróquia, deu-se um passo decisivo na promoção da Juventude. Criaram-se espaços livres com encontros salutares, onde se respirava ar puro, formou-se um ambiente de confiança mútuo e fizeram-se estruturas, com arrancadas heroicas, a colmatar na transformação de cada um com alerta em serviço ao próximo.Nesta escola escutista preparam-se alguns chefes e formaram-se, verdadeiros jovens, hoje pais exemplares, conscientes e responsáveis, transmissores de boa educação e formação aos seus filhos.Houve oportunidades para que todos acalentassem a mesma esperança e abraçassem o mesmo ideal com o lema de servir a Deus, à Pátria e o próximo.


 
Instituições de Santa Marinha da Costa
 
 
Links úteis
Junta de Núcleo de Guimarães
Clique aqui »
Revista "Flor de Lis"
Clique aqui »
Junta Central
Clique aqui »
 
Siga-nos nas redes sociais
Estamos no Facebook
 
 
       
 
 
Home | História | Agenda Pastoral | Actividadesl | Notícias | Galeria | Fraternidade | Contactos | Política de Cookies
C.N.E. - Agrupamento 199 © 2012. Todos os direitos reservados // Desenvolvimento Netgócio ®