Bem-vindo(a) 19 de Dezembro 2018  
 
 
Centro Social Paroquial de Santa Marinha da Costa | História
 
Centro Social Paroquial de Santa Marinha da Costa
 


O Centro Social Paroquial de Santa Marinha da Costa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), cuja atividade se têm centrado essencialmente na população idosa, desde 1997. 


Situada na encosta da Penha, a Paróquia da Costa, através do seu Pároco, comprometeu-se a edificar na Comunidade um Centro de Dia para Idosos e uma Creche. Não havendo na freguesia outro local com as condições necessárias à sua implementação, propôs-se a construção de um edifício de raiz que suportasse essas estruturas, mas após o indeferimento da candidatura à construção do edifício, o Centro Social Paroquial de Santa Marinha da Costa arrancou com a sua atividade embora, atendendo aos baixos recursos, limitado ao Apoio Domiciliário a Idosos. Decorria o ano de 1997. 


Apesar de os Estatutos preverem diferentes áreas (Infância, Juventude e Terceira Idade), o trabalho do Centro foi sendo direcionado quase em exclusivo para a população idosa, sendo esta experiência aquela que está profundamente enraizada na vocação da Instituição. 


No primeiro ano de atividade, a estrutura de trabalho assentava numa equipa voluntária de pessoas da comunidade, sem formação profissional na área de serviços ao idoso, que colocava no seu trabalho a boa vontade de quem queria resolver, ainda que de uma forma primária, as necessidades e problemas sentidos na população idosa, resumindo o trabalho ao serviço de apoio às necessidades básicas de higiene pessoal e de saúde das situações mais críticas. 


Considerando o grande número de solicitações por parte da população idosa, sentiu-se a necessidade de criar uma equipa profissional e permanente de Apoio Domiciliário a Idosos que, ainda hoje, se posiciona como a valência central do trabalho feito pelo Centro Social na comunidade da Costa.


Depois desta profissionalização da equipa de trabalho que frequentou formação, conseguiu-se um acordo de cooperação com a Segurança Social para a valência de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), constituindo o primeiro salto qualitativo no trabalho com os idosos. 


Um perfil mais eficiente ao trabalho com os idosos foi sendo definido, alterando-se os objectivos do próprio Centro Social, procurando ir mais além na procura do bem-estar das pessoas idosas da Comunidade, alargando a abrangência das respostas, em termos qualitativos e quantitativos. 


Não obstante esta realidade, o trabalho desenvolvido ao longo destes anos foi sendo resumido a cuidados primários de saúde, higiene pessoal e habitacional e serviço de refeições, face às limitações orçamentais da Instituição, bem como à ausência de estruturas físicas que permitissem um trabalho mais alargado em termos de objectivos.  


Desde 2005 que o Centro Social conta com uma técnica superior, desempenhando a função de Diretora Técnica, responsável pela delineação de novas estratégias de intervenção no apoio aos idosos.


Em 2008 o Centro Social estabeleceu uma parceria, no âmbito do projecto Equalidade, que pretende dotar as instituições de competências no âmbito da qualidade das organizações, com o objectivo de uma posterior certificação da Instituição. Esta resume-se a uma ação de formação, onde o Centro está representado pela sua Diretora Técnica, bem como consultadoria na implementação da gestão da qualidade. 


O aumento progressivo da qualidade dos serviços prestados à população idosa, mais do que uma preocupação da atual equipa do Centro, é uma realidade que se está a tentar introduzir nas práticas.


Esta conjuntura positiva de mudança veio alimentar, nos responsáveis e equipa técnica, a necessidade de alargar o seu campo de atuação, diversificando as respostas, com o objetivo de responder mais eficazmente aos problemas identificados na população idosa. 


Ultrapassar a barreira dos cuidados básicos e primários de higiene e saúde, colocando os seus objectivos num patamar mais abrangente é, neste momento, o principal objetivo do Centro Social Paroquial de Santa Marinha da Costa.



 

 
Instituições de Santa Marinha da Costa
 
Download documentos úteis
CONTAS_2017
Download »
CONTAS_2016
Download »
CONTAS_2015
Download »
 
Siga-nos nas redes sociais
Estamos no Facebook
 
 
       
 
 
Home | História | Agenda Pastoral | Actividadesl | Notícias | Galeria | Contactos | Política de Cookies
Centro Social Paroquial de Santa Marinha da Costa © 2012. Todos os direitos reservados // Desenvolvimento Netgócio ®